Small Running Title

ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO MIXOMATOSE E HEMORRÁGICA NO COELHO BRAVO

O Clube de Caçadores de Fátima, entidade gestora da ZCMFátima está a colaborar com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, na realização de um rastreio nacional de imunidade dos coelhos bravos à mixomatose e à doença hemorrágica viral, a decorrer na época venatória 2023/2024. Sendo desejável a obtenção de populações imunes a ambas as doenças, este primeiro rastreio nacional irá averiguar as existência desta condição necessária à recuperação desta espécie.

O ensaio piloto iniciado noutras ZC na época 2022/2023, e agora na ZCM de Fátima consta na a recolha, por parte dos caçadores, de amostras de sangue de coelhos caçados a serem enviados para o CIBIO para serem analisadas.

O Clube de Caçadores de Fátima, cumpre assim mais uma vez o seu dever como entidade gestora da sua ZCM.

REPARAÇÃO E ENCHIMENTO DE BEBEDOUROS
IMG-20230815-WA0004.jpg